PROJETOS | FAUnB

Vila dos Idosos -Vigliecca e Associados
Programa Morar no Centro| Compainha Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB)
Vila dos Idosos - 2007
Ficha Técnica
Projeto: Vila dos Idosos
Local: Av. Carlos de Campos, 840 - Pari, São Paulo - SP, 02063-000

Fonte:
Projetado a fim de ser modelo do construtivismo soviético, foi cuidadosamente implantado adjacente ao anel viário no bairro do Pari, Centro de São Paulo - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

MÓDULO IV –HABITAÇÃO Elaboração de estratégias de desenho urbano para tipologias habitacionais. Traçar cenários espaciais de habitação, com atenção ao contexto de implantação.
Neste módulo, utiliza-se uma abordagem geopolítica e geoespacial que correspondem a suas histórias e futuros contestados com a construção de repertório sobre habitação.

Uso: Habitação Multifamiliar
Escritório de Arq: Vigliecca & Associados
Estilo Arquitetônico: Modernista
Área: 8.000 m²
Data: 2003 - 2007
Inovação e tecnologia no sistema construtivo de ponta da época com princípios modernista apresentado por Le Corbusier como planta livre, janela em fita, fachada livre e outros permitindo melhor aproveitamento de iluminação e ventilação natural junto a otimização de espaços internos e externos.

Espaços compartilhados idealizados para convívio comunitário, um novo modo de vida socialista. Houve um impulso renovado para realizar alguns dos ideais marxistas, como apresentar outros arranjos além da família tradicional, transformar a casa privada em uma indústria social, tornar o cuidado e a educação dos filhos um assunto público, a emancipação das mulheres , solidariedade internacional dos trabalhadores e eliminação da distinção entre cidade e campo, bem como entre trabalho mental e físico.
Acontecimentos Históricos Importantes
Feudalismo Russo - 1800
POSDR - Partido Operário Social - Democrata Russo 1898 a 1918
Mencheviques - Julius Martov derrubam Czar
Bolcheviques - Vladmir Lenin implantam o socialismo
Domingo Sangrento - 1905
Primeira Guerra Mundial - 1914
Revolução Russa - 1917
União soviética entre 1922 a 1991
CONTEXTO HISTÓRICO
No inicio do século XX a república como forma de governo já era implantada em diversos países enquanto a monarquia absolutista ainda era a forma de poder na Rússia, composto por diversos feudos e sem qualquer tipo de infraestrutura ou qualidade de vida, em 1898 foi fundado o POSDR - Partido Operário Social Democrata Russo e chefiado por Vladimir Ilyich Ulianov, conhecido como Lênin com ideias do socialismo inspiradas no filósofo alemão Karl Marx.
Os Conselhos Operários ou Sovietes, eram grupos de trabalhadores articulados em prol de direitos e melhoras trabalhistas, nessa trajetória em busca direitos, manifestantes de forma pacifica protestavam contra a situação de fome e miséria porem o Czar Nicolau II ordenou o extermínio dos manifestantes, esse dia ficou marcado como o Domingo Sangrento ou Ensaio da Revolução.
RÚSSIA NO INÍCIO DO SÉC.XX
Sociedade: Agrária/latifundiária
20% da pop. = 80% das terras
Economia: Agroexportadora
Industrialização precária
Dependente da Inglaterra
Política: Czarismo (Absolutista)
Czar Nicolau II
DOMINGO SANGRENTO
Causas: Derrota na Guerra
Russo-Japonesa
Grave crise econômica / Fome
Demanda da Manifestação: Liberalismo Jurídico/ expressão
Tolerância religiosa
Part. popular na política
ESTOPIM: 22/01/1905
Manifestação Pacífica em S. Petersburgo com desfecho de aniquilamento dos manifestantes
Em resposta ao Domingo Sangrento ou Ensaio da Revolução o Governo cria a Monarquia Parlamentar - DUMA e surgem grupos representantes do povo Soviets. A charge politica ilustra o Czar censurando o povo que carregar uma bomba com a fumaça escrita "revolução" mesmo após a criação da DUMA, foi ignorada e ameaçada diversas vezes.

Revolução Menchevique
Em março de 1917 Governo Provisório com aspectos de uma revolução burguesa com apoio da DUMA liderada por Lvoov e Kerensky, para a queda do Czarismo e formação de uma república. Contudo o grupo Bolcheviques criaram conflitos não reconhecendo o governo provisório, uma das criticas era a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, sendo uma guerra imperialista.
Em novembro de 1917 comandado por Lênin os Bolcheviques tomam o poder com o lema de "Paz, pão e terra" o objetivo era sair da primeira guerra, acabar com a fome e distribuição de terras e a guarda vermelha "todo poder aos soviets".
O resultado foi a deposição do Governo Provisório e formação do Conselho de Comissários do Povo.

A imagem ilustra a "mãe" nação russa vendo a morte prematura da DUMA, seu "filho primogênito"
Governo de Lênin
Bolchevique após tomar o poder implantaram as primeiras medidas entre elas a nacionalização de bancos e indústrias aproveitando o contexto da primeira guerra e surrupiando capital da Inglaterra e França aplicados no território russo.
A Reforma Agrária socialista transforma a terra como meio de produção para o Estado, gerando conflitos mais adiante.
Tratado de Brest-Litovsy sendo um acordo de paz com a Alemanha retirando a Rússia oficialmente da primeira guerra em troca de parte do território russo.
Com essas medidas Lênin acreditava cumprir o lema "Paz pão terra".

Guerra Civil
Com a primeira Constituição Socialista e o fim da propriedade privada e meios de produção, logo ocorreu oposição dos Mencheviques e potências europeias.
O Comunismo de Guerra foi a medida usada para usar a economia a serviço da guerra e todo meio produção, isso refletiu e agravou a estagnação econômica e fome da população.

NEP - Nova Política Econômica
A recuperação da economia e favorecimento do campesinato "Um passo para trás, dois à frente" o lema usado a pós a guerra civil e um novo modelo econômico híbrido bastante ousado do ponto de vista socialista foi adotado por Lênin. "O passo para trás" refere-se a medidas capitalistas e "dois à frente" seria o financiamento socialista através dos ganhos de capital. O Estado passa a controlar a indústria, sistema de transporte, comunicação, sistema bancário e comercio externo.
Permissão para iniciativa privada gerida por ate 20 trabalhadores, pequenos comércios local e setor agrário. O estimulo e uso da moeda, empréstimos e juros progressiva taxação sobre o capital privado posterior mente transferido para o controle do Estado.
Dom Narkomfin - solo fértil e utopia
Josef Stalin assume o poder soviético após a morte de Lênin em 1924 e em 1928 estabelece os Planos Quinquenais com objetivo de planejamento econômico propriedade para produção industrial e agrícola a cada cinco anos. Os anos seguintes a revolução russa e êxodo rural tiveram como objetivo a transformação habitação em algo coletivo.

INOVAÇÃO ARQUITETONICA E MODO DE VIDA
O edifício Narkomfin foi um projeto experimental do Estado e arquitetos construtivista adaptando a habitação coletiva para a vida socialista na recém criada União Soviética.

Linhas retas, técnicas e inovação dos matérias permitiram maior liberdade construtiva o uso de concreto armado, sistema de estruturas independentes e esquadrias delgadas de aço e vidro permitindo maior entrada de luz e sensação de amplitude do espaço.

Os estudos para o projeto do complexo Narkomfin com apartamentos duplex traçado verticalmente, fazendo a divisão de áreas compartilhadas como serviços e estar tendo apenas dormitórios como algo reservado e para melhor harmonia foi criado uma paleta cores por Hinnerk Sheper de Bauhaus.


Seguindo a solução arquitetônica deveria tornar os espaços em verdadeiros centros condensação social. Duchas, cozinhas, salas de estar deixam de ser parte da unidade habitacional privativa, virando parte das áreas coletivas.

Célula tipologia - K
Para famílias com formação ainda tradicional, média de 4 a 5 pessoas.
Célula tipologia - F

Quitinete para solteiro ou casal sem filho, média de 1 a 2 pessoas.






Com espaço amplo destinado para atender usos diversos e jardim de infância.
Anexo multiuso - Jardim de Infância

Planta Baixa - Térreo

Planta Baixa - 1° Andar

Planta Baixa - 2° Andar
Planta Baixa - 3° Andar


Fachada principal jardim de infância e anexo revitalizada - 2020
Fachada principal e corredor de acesso para habitação


Fotografia pós reforma 2020- Mezanino 3° Andar
Fotografia interna - Pavimento térreo
Habitação Social Censura x Lofts de Luxo
O objetivo de transformar e espalhar o Edifício Modelo em padrão de habitação coletiva foram barrados por Stalin, após denuncias de ideais feministas e "Trotskistas" sendo ideais opostos além disso também reprimindo qualquer tipo de culto a arte abstrata, pois ela da liberdade de pensamento e imaginação e com tudo os habitantes foram evacuando o perdido aos poucos.


Após décadas abandonado o edifício encontrava-se em estado de degradação, embora ainda parcialmente habitado por artistas alternativos e cultura underground.
Como um ícone de habitação concretizado, a UNESCO reconheceu a importância histórica colocando no topo de sua lista de 'Edifícios Ameaçados', entrando na lista de observados do World Monuments Fund de patrimônio ameaçados por três vezes, além de campanha internacional foi para o salvar .
Alexei Ginzburg, neto de Moisei Ginzburg, afirmou que "A situação [estava] fora de controle" em 2014. Em 2016, a revitalização do prédio sob a orientação de Alexei Ginsburg, . A renovação foi concluída em julho de 2020, com os projetos originais restaurados sempre que possível e todas as adições posteriores removidas.




Tipologia K - Com pé-direito duplo, dormitórios voltado para leste aproveitando o sol da manha como relógio biológico
Corredor 4° andar - Esta e outras imagens na internet mostram estado de degradação, mesmo com as condições precárias havia moradores da cultura underground e artistas locais
Corredor 4° andar - Revitalizado, acesso para apartamentos tipologia F, portas preta F1 e portas brancas F2



Corredor 1° andar - Acesso para apartamentos tipologia k e acesso ao anexo jardim de infância

Tipologia K - Com pé-direito duplo, foto original com mobiliários da época
Vista para oeste aproveitando o máximo de luz natural

Complexo residencial - Dom Narkomfin

Anexo Multiusos- Jardim de Infância
Anexo Multiusos- Jardim de Infância
Bloco Principal
Plantas e Projeto Executivo
Bloco Principal

Fachada Principal - Oeste
Fachada - Leste

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - 1° Andar

Planta Baixa - 2° Andar
Planta Baixa - 3° Andar

Planta Baixa - 4° Andar
Planta Baixa - 5° Andar
