PROJETOS | FAUnB
BROADACRE CITY
A NEW FREEDOM FOR LIVING IN AMERICA - UMA NOVA LIBERDADE PARA VIVER NA AMÉRICA





Nascido em Richland Center 1867, o arquiteto norte-americano
Frank Lloyd Wright foi um dos pioneiros na construção de arranha-céus da Escola de Chicago e responsável pela construção de centenas de projetos, incluindo Guggenheim Museum na cidade de Nova Iorque.
Referência em arquitetura orgânica tendo como modelo “A Casa da Cascata” e criador do conceito “Usônia Home”. A idéia conceitual e utópica de Broadacre City foi apresentada no livro The Disappearing City de 1932.
Broadacre City - 1932
Na contramão das propostas de cidade utópica, Broadacre City (1932-1958) apresenta um ideal de cidade descentralizada e democrática, representando a cultura e princípios da família norte-americana nela o futuro é limpo, harmônico com integração a natureza onde seus habitantes possam morar, trabalhar e produzir alimentos de forma auto-suficiente no abastecimento.
"Senhor. Wright declarou que, se pudesse, criaria uma exposição de modelos e desenhos de Broadacres e enviaria a mensagem por todos os Estados Unidos”, disse Tafel. “Edgar J. (Kaufmann) perguntou: 'O que seria necessário para produzir tal exposição?' O Sr. Wright respondeu sem hesitação: '$1.000'. E. J.: 'Sr. Wright, você pode começar amanhã. Começamos amanhã”. Em menos de um ano os modelos estavam prontos para exibição.

THE EXPERIMENT
Out of this cunfused life has come, gradually, the moder conception of God and man as growth-a concept called democray. And out of this concept, too, came hte foundling: this nation conceived in liberty where all men were to have equal opportunity before the law; where vast territoy, riches untouched, were inheritwd by all the breeds of the earth desiring freedim and courageus enough to come and take domain on the terms of the pioneer.
O EXPERIMENTO
Desta vida confusa surgiu, gradualmente, a concepção moderna de Deus e do homem como crescimento - um conceito chamado democracia. E desse conceito, também, veio o enjeitado: esta nação concebida em liberdade onde todos os homens deveriam ter oportunidades iguais perante a lei; onde vastos territórios, riquezas intocadas, foram herdados por todas as raças da terra desejando liberdade e coragem o suficiente para vir e tomar o domínio nos termos do pioneiro.
The disappearing city, [by] Frank Lloyd Wright. Wright, Frank Lloyd, 1867-1959.
New York, W. F. Payson, [c1932] http://hdl.handle.net/2027/mdp.39015047936219
.jpg)
Broadacre City Project (Model in four section)
O modelo de maquete física foi exibido ao publico em 1935, em uma feira, o evento aconteceu no The Rockfeller Center, em Nova Iorque.
A proposta com pensamento de liberdade, a metrópole com densidade baixa, e setorização de serviço, residências, indústria e lazer. O meio de transporte pelo automóvel e em próximas revisões o autogiro dando uma ideia de uma cidade tecnológica e futurista pra época. O zoneamento contribui para a construção individual e comunitária, loteamento mínimo por família varia entre 1 acre ( 4046,86m²). A intenção de Wright era salvar os Estados Unidos da ruptura do homem com a natureza, o livro The Disappearing City é abordado o descontentamento princípios da "turbocracia" que vinha tornando caóticas as grandes cidades alterando para a democracia com os valores mais significativos para a nação norte-americana.
Broadacre City Project (Modelo em quatro seções) 1934-1935
Madeira pintada, papelão e papel
Dimensões
9" x 12'8" × 12' (22,9 × 388,6 × 365,8 cm)
Crédito
Arquivos da Fundação Frank Lloyd Wright (The Museum of Modern Art |
Avery Architectural & Fine Arts Library, Columbia University, Nova York


1932 - Projeto com Automóveis;
1935 - Projeto com Automóveis e Autogiro.
1958 - Projeto com "Air-rotor" helicóptero.
TIPOLOGIAS HABITACIONAIS
Uma grelha de aproximadamente 80 x 50 m regula cada unidade habitacional de tamanho padrão, essa tipologia predominante, porem há também próximo setor industrial e agrícola terrenos de tamanho médio e próximo ao Jardim botânico e zoológico os terrenos de maior porte.


O modelo Quarter of Broadacre City comparado a uma malha de uma milha composta de 640 (amplos) acres em 264 x 165 pés (aprox. 80 x 50 m) cada. [Sdoutz 2007]
A proporção do terreno desde o tamanho padrão, busca reproduzir a ideia usonia, com características principio da paisagem norte-americana do Novo Mundo esses e outros princípios buscavam representar o novo estilo de vida separando dos estilos arquitetônico anteriores, caracteriza plantas em L, sem garagem ou depósitos.
A preservação de vegetação e o cultivo de jardins com janelas emoldurando a paisagem, compra de materiais locais para sua construção também é estimulada. A ideia de democracia estava ligada há esse novo conceito de viver.



HABITAÇÃO PADRÃO + VEGETAÇÃO PRESERVADA
PARCELAMENTO DO SOLO
LOTEAMENTO

CORTE LONGITUDINAL COM MARCOS NA PAISAGEM

Broadacre City - Zoneamento
Predomina a paisagem natural e agrícola, com terrenos habitacionais generosos sendo possível produzir seu próprio alimento e desenvolver trabalhos rentáveis na própria residência e polos de trabalho sem grandes deslocamentos.
O projeto seccionado em quatro partes colocando a indústria e pequenos produtores próximo as highway, comércios em vias de médio trafego e as residências em uma malha viária fechada limitando o trafego para os moradores do local.
.jpg)

Seção A - Lago e riacho, estádios esportivos e aeroporto;
Seção B - Aquário, Zoológico, Universidade e Edifícios Religiosos;
Seção C - Indústria, área de pequenas fazendas e várias fábricas;
Seção D - Mercados, acampamentos turísticos e hotéis.



FILOSOFIA QUILÔMETRO ZERO
A valorização da economia local, preservação e uso de recursos da região sem grandes deslocamento e minimizar impactos na qualidade do ambiente. Integração das edificações com a paisagem natural, estimulando um cenário natural e urbano integrado. ECO 92, primeira conferência da ONU sobre o tema, realizada no Rio de Janeiro, mostra que o meio ambiente e desenvolvimento econômico devem caminhar juntos, tratando não apenas de preservação mas também garantir recursos para as próximas gerações considerando o aspecto social, econômico e ambiental.

UMA NOVA LIBERDADE PARA VIVER NA AMÉRICA
A arquitetura orgânica, era nítida, arborização abundante, um urbanismo naturalista integrando espaços internos e externos com o uso de matéria bruta natural, como no projeto da Casa da Cascata de 1936.
Em suas publicações questiona o comportamento do homem, que trocou a vida e o contato do campo, rio e animais pela agitação, contaminação do ôxido de carbono e o conjunto de celas de alugueis em um solo artificial e os bares e boates são locais de descanso na cidade.
O projeto de Wright, com o conceito usonia tinha como objetivo representar o novo estilo de vida, a representação da família de classe média norte-americana e seus princípios herdados de Thomas Jefferson e Ralph W. Emerson e a escola tradicional do pensamento Cristão do século XIX.

MANIFESTO SOBRE ARQUITETURA E FILOSOFIA QUILÔMETRO ZERO
"É um compromisso com a verdade nua e crua dos materiais que compõem cada conceito de um projeto arquitetônico, um compromisso de pesquisar os benefícios da cultura para um futuro melhor; é uma resposta aos problemas da arquitectura e da sociedade que assume uma posição perante a vida, predominante nas dúvidas de qualquer época de crise."
Fernando Menis e Dulce Xerach (2013)
Durante a pandemia causada pela COVID-19, a população foi obrigada a permanecer em casa, com isolamento social. Nesse período movimentos como slow living, minimalismo e outros foram se instalando no modo de viver onde algumas pessoas trocaram escritórios na cidade pelo home-office no campo, e uma vida com consumismo desenfreado por sentido de vida e estudando assuntos sobre alimentação orgânica, copo, mente, filosofia e considerando a origem e cadeia dos produtos e serviços.
PADRONIZAÇÃO E CATEQUIZAÇÃO DA AMERICA
_gif.gif)

A utopia de uma cidade perfeita já foi narrada em diversos filmes, series e livros de ficção, as historias em grande parte trazem uma reflexão sobre o tema. A autora Lois Lowry retrata uma padronização e uma cidade sem dor, fome e boas maneiras é retratada no filme "O doador de Memorias" retrata esse mundo ideal, no meio da trama surpresas e revoluções acontecem, esta relação é similar ao plano de Broadacre City.



Estados Unidos da América
Broadacre City
Os limites físicos do território apesar da integração com o meio ambiente, é reproduzido como uma padronização fordista, além da soberba e arrogância, excluir valores de outras culturas fazendo uma divisão de costumes aceitos e censurados para essa comunidade.
VOCÊ TEM IDEIAS PRÓPRIAS?
O padrão de consumo de um norte-americano de classe média, é o sonho de milhares de pessoas espalhadas em todos os continentes, mas vale lembrar que não teríamos condições e recursos ambientais para esse tipo de consumo desenfreado.
A beleza é composta pela harmonia de diferenças, as quatro estações, a variação de notas musicais, um quadro com cores e texturas formando um quebra cabeça de peças únicas, assim como uma comunidade com culturas e possibilidades.
A natureza não precisa de maquinas voadoras ela já tem os pássaros, ou coisas muito rápidas, ela já te a velocidade da luz a espécie ameaçada de extinção são seres humanos plenos, com valores e virtudes e sabedoria onde cada ser humano tem uma palavra, uma mensagem que somente pode ser dada por ele assim como Pheidíppides, em Atenas.
Voz ou eco, ideias próprias ou opinião coletiva sociável? Eros desejo na falta, segundo o pensamento de Aristóteles. Esses e outros questionamentos não tem pretensão de juízo de valores, o intuito é refletir.
